Total de visualizações de página

Tradutor - Leia o blog em qualquer Lingua

Visitantes On Line

Tradutor Universal

PERFIL

Minha foto
BACHAREL EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS-ITESUAC-SP, LICENCIADO EM LETRAS, PÓS-GRADUADO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO (IVE-MT) E EM TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO-PUC-RJ,TEÓLOGO E EDUCADOR, QUE SERVE A DEUS E AO SEU PRÓXIMO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DE FE EM DEUS,IGUALDADE, FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE.

CURSO DE INGLÊS PRINCIPIANTE

CURSO DE INGLÊS PRINCIPIANTE
Uma oportunidade de aprender Inglês facilmente

BIBLIA

Sermões

Tema: Tomando posse das bênçãos

Texto: Josué 1.1-9


1 E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. 4 desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. 5. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 tão-somente -somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu Servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido. 9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Introdução: Num mundo incrédulo que se confia mais em si do que em qualquer coisa, como crê que Deus vai cumprir suas promessas? Neste trecho, encontramos as orientações do Senhor a Josué, que frisa como garantir que Deus cumpra sua parte nas promessas. Dividimos nossa mensagem em três partes: 1.Conhecendo um pouco de Josué; 2. Alguns conselhos divinos e promessas a Josué e 3. Como se apropriar das bênçãos.
I. Conhecendo um pouco de Josué
1. Originalmente, o nome de Josué era Oséias que significa “salvação” (Nm 13.16; Dt 32.44). Josué significa “a salvação de DEUS”. Parece que teve seu nome mudado quando se mostrou fiel à DEUS ao lado de Calebe
 Nm 14.29, neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;30 Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
2. Desde jovem era o moço de Moises em todos os momentos, acompanhando e ajudando-o em suas atividades com o povo de Israel. De escravo se torna um homem livre pelo Êxodo rumo a Canaã, a terra Prometida que mana leite e mel.
3.Era um homem cheio de sabedoria
 Em Dt 34.9, E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés.
4.Josué tinha o duplo aval de sucessão: de Moisés e Deus
 Deuteronomio 31.7,14,23, 7 E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.
 Josué 1.1-2 E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
5. Era um servo Fiel e de Fé, embora os inimigos fossem poderosos, cria no poder do Senhor.
 Números 14.6,7,10, 6 E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.7 E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
6.Josué surgiu de repente no confronto que Israel enfrentou no deserto de Refidim.
 Êx 17.8-9, 8 então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim. 9 Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão
7.Seu governo sobre Israel, ao todo durou uns 25 anos. Morreu aos 110 anos e foi sepultado em Timnate Sera que está no monte de Efraim (Js 24.29.30). Foi guerreiro notável; disciplinou suas tropas; enviou espias; como sempre, o encontramos orando e confiando em DEUS.
II- Alguns conselhos divinos e promessas a Josué
1. Deveria se esforçar e ter bom ânimo para tomar posse das bênçãos,
 Josué 1. 6, esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria
 Para fazer a obra de DEUS é preciso esforçar-se e ter bom ânimo, também é necessário ser forte e corajoso.
 Por seis vezes Josué ouviu este conselho e exortação de DEUS: “Esforça-te e tem bom ânimo. Sê forte e corajoso”
1. Deuteronômio 31:7, 2. Deuteronômio 31:23, 3. Josué 1:6, 4.Josué 1:7, 5.Josué 1:9, 6. Josué 1:18.
 A Igreja tem que se esforçar, fazendo mais do que o trivial ao Senhor:
 O Senhor Jesus declarou em Lucas 13.24 “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão”
 Em atos 9.22 encontramos que "Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo."
 O autor aos Hebreus em 11.34 declara que os heróis da Fé "Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos."
2. Deveria se esforçar e ter bom ânimo para guardar a Palavra,
 Josué 1. 7, tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu Servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares (A TORA)
 A Igreja deve ter uma relação intima com as Escrituras.
 Erramos por não conhecer as Escrituras, Mateus 22.19 “29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. ”
 Elas testificam de Cristo, João 5.39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; ”
 Elas nos tornam sábios para salvação, II Timóteo 3.15 “ E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. ”
III- Como se apropriar das bênçãos?
Josué, agora um homem maduro, experiente, criado aos pés de Moisés é chamado para ser seu sucessor, com promessas de vitória e recomendações para alcançá-las em Canaã, dando o descanso para Israel.
1.O tamanho do seu passo seria sua vitória,
 Josué 1. 3, Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vô-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. 4 desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo
 Josué teria que pisar o território inimigo, tomando posse metro a metro e assim o fez;
2.O Primeiro passo: passagem pelo Jordão. Crer no poder de Deus. Os sacerdotes tinham que pisar na margem do Jordão
 Até então, Josué vivia e agia na sombra de Moisés, mas neste primeiro passo, o Senhor iria engrandecê-lo diante de Israel para sempre.
 Josué 3.7, E o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.
 Josué tinha que dá este primeiro em Fé por meio dos sacerdotes. Verdadeiro divisor de águas em sua Vida.
 Josué 3. 8, 13 tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam a arca da aliança, dizendo: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, parareis aí. 13 porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.
 Por este passo, os povos temidos, daquém e dalém do Jordão, agora ficam aterrorizado,
 Josué 5. 1, E SUCEDEU que, ouvindo todos os reis dos amorreus, que habitavam deste lado do Jordão, ao ocidente, e todos os reis dos cananeus, que estavam ao pé do mar, que o SENHOR tinha secado as águas do Jordão, de diante dos filhos de Israel, até que passassem, desfaleceu-se lhes o coração, e não houve mais ânimo neles, por causa dos filhos de Israel.
3.Segundo passo: Consagração ao Senhor
 Josué 5. 2 “ Naquele tempo disse o SENHOR a Josué: Faze facas de pedra, e torna a circuncidar segunda vez aos filhos de Israel. ”
4.Terceiro Passo: conquista de Jericó no poder de Deus
 Josué 6.1,2” ORA Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. 2 então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos. ”
 Josué 6. 3-5, Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.4 E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas. E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente ”
 Não se pode conquistar nada sem pôr os pés no território. Por isso, a planta de nossos pés ou pés significa a posse das bênçãos do Senhor:
 Salmos 8.6 “ Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: ”
 Salmo 40.2 “ Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. ”
 Salmos 47.3 “ Ele nos subjugará os povos e as nações debaixo dos nossos pés. ”
 Salmo 115.13 “ Em Deus faremos proezas, pois ele calcará aos pés os nossos inimigos. ”
 No Novo Testamento encontramos o Senhor Jesus dando autoridade a sua Igreja:
 Lucas 10. 19-20, 19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum. 20 contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
5. Não teria inimigo a sua altura, 5a Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida;
6. Como foi com Moises seria com ele, 5c como foi com Moisés, assim serei contigo;
7. O Senhor estaria com ele sempre, 5b não te deixarei nem te desampararei
 A igreja tem uma grande promessa em Hebreus 12.12,13: 12, portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, 13 E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.
Conclusão
 Josué prosperava em tudo o que fazia. Era sempre vitorioso, ele sabia que sua vitória não vinha dele mesmo, mas sim de DEUS. No fim de vida deixou o legado que já conhecemos:
 Josué 24.14-15, “14 Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. 15, porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”
 Como Josué o Senhor Jesus veio ao mundo, trazendo a salvação e abençoando-nos com sorte de bênçãos nas regiões celestiais.
 Efésios 1. 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.
 Dependemos de CRISTO para vitória.
 Efésios 6.12 “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
 Romanos 8. 35 “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37, mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. ”
 Nossa vitória, a exemplo do povo eleito depende de CRISTO, não se prende à luta física, pois necessariamente, se assim fosse, seria então fracasso e não vitória. (SD) Somente em CRISTO e por CRISTO é que nossa vitória estará assegurada. CRISTO nos faz triunfar, ” Ap 12.11 diz “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. ”

Elson Mariano

Bacharel em Teologia e Ciências Humanas
Licenciado em Letras
Pós-graduado em Tecnologia em educação

**********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

Tema geral: Resistência Espiritual em tempos difíceis

Texto: Lucas 21. 15 porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversário poderá resistir nem contradizer
Introdução: O que é resistência de fato? Segundo o dicionário on line: s.f. Qualidade de um corpo que reage contra a ação de outro corpo. Aptidão para suportar a fadiga, a fome, o esforço: soldados que têm resistência. Defesa contra um ataque: opor forte resistência a assaltantes. Oposição, reação, recusa de submissão à vontade de outrem: obedecer sem resistência. Força que se opõe ao movimento; inércia. Organização que, num país ocupado por forças militares estrangeiras, reúnem civis e militares empenhados em combater o inimigo com ações de sabotagem, guerrilha etc. Na vida espiritual muitos são os inimigos, mas destacamos alguns neste acampamento.
Subtema 1
“Os inimigos a serem resistidos:”
1. O próprio homem, que é inimigo de si mesmo,
 Rom 7. 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.
2. O Pecado, que ainda habita na natureza pecaminosa,
 Tiago 1. 13 Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. 14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
 Rom 7. 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
 I João 5. 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca.
 Hebreus 12. 3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma. 4 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue
3. O mundo, no qual vivemos, mas não somos dele,
 João 17.11 Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. 13 Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos. 14 Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. 15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16 Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. 17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. 19 E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade. 20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
 I João 2 15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. 17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.
 I João 4. 4 Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.
 I João 5. 19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
4. O Diabo, nosso adversário que anda em derredor,
 I Pedro 5. 6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.
 Tiago 4.. 7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.9 Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza.10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.
5. As Tentações,
 I Corintios 10.12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia. 13 Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.
 As paixões da mocidade 2. Timóteo 2.22 Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
Subtema 2 “ As armas adequadas para resistir ao Dia mal”
Texto
Efésios 6. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.
Introdução: O apóstolo Paulo, pelo Espirito santo, nos apresenta a resistência espiritual como a prática de soldado, que deve está apetrechado com armas a altura de seu ofício de soldado de cristo neste Mundo, para o combate diário, munido com uma armadura composta com armas adequadas para o combate, visando a vitória, visto que “3 Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus. 4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
1.O imperativo da batalha — v. 13
"Portanto, tomai toda a armadura de Deus". O apóstolo orde¬na a posse dessasarmas com um imperativo: TOMAI. Ele não ordenou que se fizessem armas, mas que se tomassem as armas existentes. Não há o que nos possa preocupar. As armas existem e estão à disposição dos remidos. As armas humanas são frágeis e impróprias para essa batalha espiritual.
2. A resistência no "dia mau" da batalha — v. 13
"… para que possais resistir no dia mau". O "dia mau" não precisa ser especificamente um dia de 24 horas, mas pode represen¬tar aquele dia, ou hora ou minuto em que somos surpreendidos com doenças, tentações, circunstâncias inesperadas etc. Para que possa¬mos resistir nesse "dia mau", precisamos estar alerta, tomando posse das armas espirituais que nos capacitam para a resistência.
"… e, havendo feito tudo, ficar firmes". Depois de havermos superado as dificuldades e termos vestido toda a armadura de Deus, resta apenas estarmos em pé para o combate. Nossa armadura espiri¬tual não é para ser exibida, mas para ser usada contra o inimigo. Visto que o adversário é sagaz e cheio de malícia, o soldado de Cristo não pode descuidar-se: ele deve "estar firme", isto é, estar em pé com o sentido de prontidão para qualquer eventualidade de ataque do inimi¬go.
3. A designação das armas — vv. 14-17
Notemos que Paulo inspirou-se nas armas militares de seu tempo, mui especialmente nas armas romanas. E claro que essas armas são uma figura das armas espirituais. São armas cujas peças formam um "todo" e envolvem "o corpo total".
a) Armas defensivas para o corpo — "o cinto da verdade" e a "couraça da justiça" (v. 14).
b) Para os pés — "calçados… na preparação do evangelho" (v. 15).
c) Para as mãos — "o escudo da fé" (v. 16).
d) Para a cabeça — "o capacete da salvação" (v. 17).
e) Para a boca — "a espada do Espírito" (v. 17).
3.3.1. O cinto da verdade — v. 14
O texto literal é "cingidos com a verdade". O cinto é a peça que cinge, isto é, que segura ou prende as roupas à cintura. Significa que todas as roupagens espirituais que usamos devem estar com a verdade. Usava-se no armamento romano um cinto para prender a couraça e o resto da roupa. Esse cinto vinha cheio de pedras semipreciosas e era usado com muito orgulho pelo soldado. A finalidade do cinto era prender os pontos dos vesti¬dos, deixando livres as pernas do soldado, que assim podia se movimentar.
3.3.2. A couraça da justiça — v. 14
A principal finalidade da couraça é defender, isto é, proteger o peito. A justiça deve permear a vida e os atos do lutador cristão. A justiça aqui se une com a verdade, e elas podem ser notadas frontalmente pelos inimigos (Is 59.17; 1 Ts 5.8). A "couraça" protege das setas mortais do inimigo. Na nossa luta espiritual, a "justiça e a verdade" andam de mãos dadas.
3.3.3. Calçados… na preparação do evangelho — v. 75
"… e calçados os pés na preparação do evangelho da paz". Os calçados são importantes para os pés do lutador na guerra. Nos tempos romanos, em que Paulo se inspirou para fazer a analogia das armas, o soldado usava um tipo de sandália com cravos nas solas que ajudavam o soldado a não deslizar, dan¬do-lhe segurança. Portanto, a significação da expressão paulina para "calçados na preparação do evangelho da paz" tem a ver com a segurança da mensagem que pregamos. O Evangelho é poder — dunamis, no grego — contra as forças do mal.
A palavra "preparação" tem o sentido de prontidão. Os calça¬dos deviam oferecer segurança e capacidade de prontidão em mo¬mentos inesperados, isto é, prontidão sem riscos de quedas ou deslizamentos. Outro termo que se destaca no versículo é "evange¬lho", que significa boa novas, boas notícias ou mensagem. O soldado calçado com o Evangelho exerce também o papel de mensageiro. Nessa batalha espiritual, nossos inimigos quererão arrancar nossos calçados para que não levemos a vitória do Evan¬gelho da paz ao mundo perdido.
3.3.4. Escudo da fé — v. 16
"… tomando sobretudo o escudo da fé". O escudo é a arma defensiva contra os ataques diretos do inimigo. O soldado pren¬dia o escudo num dos braços. Esse escudo tinha a forma de um prato gigante, que servia para proteger todo o corpo. A fé diz respeito à nossa confiança e crença doutrinária. Um soldado cristão sem escudo é soldado vulnerável aos ataques satânicos. O conhecimento da Palavra de Deus forma o "corpo da fé", ou seja, o escudo da fé que protege o crente contra as heresias e mentiras satânicas.
"… com o qual podereis apagar todos os dardos inflama¬dos do maligno". Que são esses dardos inflamados? Eram estopas embebidas em alguma substância inflamável, que eram acesas e lançadas em flechas contra o adversário. Havia naquele tempo escudos muito frágeis, feitos de madeira. Os inimigos lançavam esses "dardos inflamados" para queimar o escudo e tornar vulnerável o corpo do soldado para ser atin¬gido. No sentido espiritual, o diabo lança suas flechas com dardos inflamados de carnalidade e maldade para enfraque¬cer o crente, mas nosso escudo deve ser o "escudo da fé", que impede a destruição com fogo. Nossa fé deve ser a força incontestável que derrota o diabo. A fé aqui tem um sentido transcendental, não natural. A confiança em Deus deteriora ds poderes malignos.
3.3.5. O capacete da salvação — v. 17
"Tomai também o capacete da salvação". No grego, a palavra ‘capacete" é perikephalaia. O capacete servia para proteger a cabeça. Nos tempos antigos, os capacetes eram feitos com figuras decoradas de animais ou carrancas para intimidar o adversário ou para representar o usuário do capacete. O apóstolo usou a figura do capacete para representar a salvação. A cabeça é a parte mais vulnerável do corpo, por isso o lutador a protegia com um capacete. As figuras representativas usadas no capacete tinham o objetivo de mostrar a força e a inteligência do lutador. O crente, por sua vez, toma posse do "capacete" da salvação, que é a segurança máxima de sua vida, pois se a cabeça for atingida, ele corre o risco de perder a salvação.
3.3.6. A espada do Espírito — v. 17
"… e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus". Havia dois tipos de espada usadas numa batalha. Uma era feita de várias formas e tamanhos, normalmente de bronze. No grego, esse tipo de espada chamava-se ziphos. O bronze pode representar a presença do Espírito Santo na vida do crente. O outro tipo, no grego machaira, era um pouco maiscurta que a ziphos e era usada pelos gladiadores. Quanto à dimensão da espada, o texto não se preocupa; preocupa-se antes com o seu manuseio. A espada era arma de ataque. O texto diz que a "espada do Espírito é a Palavra de Deus". A Palavra das Escrituras é a espada do Espírito contra o erro, contra a mentira e a presunção. Só essa espada pode vencer o diabo e o pecado. É uma arma ofensiva. A Palavra pregada ou ensinada com autoridade é a espada do Espírito em ação. A nossa própria palavra é frágil, mas a Palavra de Deus é poderosa. G. H. Lacy, em seu Comentário da Carta aos Efésios, diz: "Os grandes triunfos dos evangelistas se devem ao fato de fazerem muito uso da Palavra de Deus em suas pregações. Os que pregam filosofia ou sutilezas da lógica moderna podem convencer o intelecto, mas não movem o coração". Portanto, é a Palavra de Deus a maior arma de defesa e ataque que o crente tem à sua disposição: (Hb 4.12; 2 Pe 1.21). A espada de dois fios corta em dois sentidos. De um lado ela convence e converte; do outro, condena (SI 45.3,5). É uma espada que sai da boca de Cristo (Ap 1.16; 19.15). Com a espada nas mãos dos santos (Sl 149.6), o mundo será convencido do Evangelho pelo poder da Palavra de Deus — "a espada do Espírito" (2 Tm 3.16; Hb 3.7; 1 Pe 1.11).
Considerações finais
Resumindo, quais os segredos para o sucesso na batalha espiritual? Primeiro, confiemos no poder de Deus, não em nosso próprio. Segundo, repreendamos no Nome de Jesus, não em nosso próprio nome. Terceiro, devemos nos proteger com a completa armadura de Deus. Quarto, nos engajemos na guerra com a espada do Espírito: a Palavra de Deus. Por último, devemos nos lembrar de que mesmo estando na batalha espiritual contra Satanás e seus demônios, nem todo o pecado ou problema é um demônio que deva ser repreendido. “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”,
 Romanos 8: 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
 I João 2 12 Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome.13 Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno.14 Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.
Subtema 3
Exemplo de Josué, um soldado que ninguém podia resistir
Texto
Josue 1. 1 Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. 3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. 4 Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. 5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. 6 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Elson Mariano
Bacharel em Teologia

Nenhum comentário: