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BACHAREL EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS-ITESUAC-SP, LICENCIADO EM LETRAS, PÓS-GRADUADO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO (IVE-MT) E EM TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO-PUC-RJ,TEÓLOGO E EDUCADOR, QUE SERVE A DEUS E AO SEU PRÓXIMO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DE FE EM DEUS,IGUALDADE, FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE.

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quarta-feira, 21 de junho de 2017

Docência e as Novas Tecnologias Educacionais na Área da Informátic




Docência e as Novas Tecnologias Educacionais na Área da Informática
PEDAGOGIA
Surge novo paradigma na educação, com isso o papel do professor ser diferencia, são as novas tecnologias que dá oportunidade de criar várias atividades voltadas ao didático pedagógico; estando atualizado com o mundo virtual, tornando-se apto na inserção, de inovações pedagógicas que contribuirão para a construção do conhecimento, a utilização de softwares educacionais e internet, que geram a necessidade da capacitação de professor para o uso pedagógico da informática. 

A da sociedade da Informação a valoriza e exige profissional critico criativo apto a trabalhar em grupo, aprender, inovar, estar informatizada, afinal Nova Tecnologia abre leque de conhecimento onde permite acessar esses conhecimentos, transmitidos não apenas por palavras, mas, através da internet com acessos a imagens, sons, fotos, vídeos (hipermídia) é os novos espaços integrando o docente ao mundo virtual; lembrando que, ensinar sempre foi e será um grande desafio e com a era da informática ou em qualquer época que venha a surgir, o docente terá que estar preparado a usar as inovações metodológica no processo de ensinar, respeitando o aluno em suas características individuais, coletiva e cultural tendo em mente que a informática é uma ferramenta importante nas relações atuais, mas sem esquecer a qualidade e o princípios éticos que norteiam as relações humanas. 

A realidade mostra que estamos na educação da era digital, é preciso que o educador possibilite a construção do seu conhecimento para que possa levar ao aluno a aprendizagem com a utilização desta nova Tecnologia, que vai além do computador e mesmo das inovações tecnológicas, mas envolvem as áreas econômicas, sociais, culturais, religiosas, políticas, institucionais e até mesmo filosóficas. 

O processo de mudança continua devido à incorporação das Tecnologias de Comunicação, informação dentro do ambiente educacional não permite uma estagnação das informações, uma vez que ocorrem dinamicamente e em curto espaço de tempo. O aluno absorve vários tipos de informação, através das mídias, que são difundidas como: TV convencional ou por assinatura, radio, jornal, revista, e sem duvida a internet, são tecnologias vinculadas a uma comunicação globalizada e em constante transformação. 

A informática presente cada dia mais no cenário educacional é a educação passando por transformação dentro de sua forma estrutural e funcional frente às tecnologias da informação. 

Tecnologias Educacionais A Tecnologia Educacional está ligada ao fazer educativo, a didática, ao Projeto Político Pedagógico de cada Instituição de ensino e ao contento em que está inserida. No dia a dia os recursos das novas tecnologias auxiliam ao ensino aprendizagem, a televisão, o vídeo, o rádio, o computador, e a internet são ferramentas importantes, presente na rotina diária, e trazido para dentro da escola, o que aproxima o processo educativo da realidade do aluno, e fazendo o processo educativo mais rico, dinâmico e contextualizado. 

Qualquer tecnologia educacional, como o computador é notório não ser suficiente para tornar a educação nova, mas compreensível que não será possível dentro da sociedade da informação deixar de utiliza-la. A utilização da ferramenta deve atender ao aluno e professor, e não apenas como recurso didático. 
O desenvolvimento tecnológico proporciona uma nova dimensão ao processo educacional, dimensão essa que prioriza de um novo conhecimento que considera desenvolvimento do pensamento criativo como aspecto fundamental da cognição humana. (MISKULIN et AL. , 2005, p.2). 

Quando nos referimos a Tecnologia na Educação, devemos levar em conta que a sua abrangência vai bem além da informática, também está inserida na utilização do rádio, da televisão, vídeo, do cinema dentro do contexto educacional, porque o termo tecnologia é tudo aquilo que o homem inventou, desde termos de artefatos, a métodos e técnicas, para estender a sua capacidade física, sensorial, motora, mental. 

Ferramentas que facilitam, simplificam o trabalho, e enriquece relações ou simplesmente são prazerosas, é a união entre ciência e técnica, a ciência tem como função facilitar a conduta humana, o mesmo da educação, formando o conceito de tecnologia educacional, com o conjunto de técnicas que facilitam os processos de ensino e aprendizagem. 

A utilização da tecnologia sempre esteve presente na educação, sistematizada de acordo com cada época histórica, como a tecnologia do giz e da lousa, claro que ainda hoje utilizada em muitas escolas; como também a tecnologia do livro didático ainda usado na era da informação e do conhecimento, o que se torna um desafio do mundo contemporâneo adaptar a educação a tecnologia moderna e aos meios de comunicação eletrônicos; mesmo por si só não garantido bom resultados educacionais, mas é necessária a adaptação do ensino e aprendizagem ao uso dos principais produtos tecnológicos, uma vez que é agente transformador imprimido na sociedade. 

Assim como nos anos 50 e 60 recursos didáticos eram visto como sinônimo de tecnologia educacional, a revolução eletrônica gerou uma revisão dos conceitos de comunicação que prevaleciam nesses anos, e, com o surgimento dos computadores pessoais começa a ser implantado o ensino individualizado, favorecido com modelos de ensino e com conceitos de ensino programado. 

É uma nova revolução no processo de ensino e aprendizagem, revolução que diz respeito não só as máquinas, mas ao campo das idéias. Máquinas existem para facilitar a vida de todo mundo e para isso devem ser utilizadas, e professores precisam se modernizar com novas idéias, assim como as novas máquinas. 

Educadores participativos no redimensionamento do aluno na utilização dos meios de comunicação integrando o computador a multimídia e as redes de computadores com diversas outras mídias, tornando o aluno cada vez mais integrado no processo de comunicação, com a possibilidade de através da TV a cabo, do satélite, CD-ROM, DVD, internet e as ferramentas que proporcionam mais integração aluno/professor colocando-os com o mundo ao seu alcance; o professor atuando como o investigador do conhecimento, facilitador e parceiro do aluno, criam suas redes individuais, atravessando os portões das escolas, levando e recebendo informações muitas vezes limitadas aos conteúdos didáticos. 

Utilizando a ferramenta da internet como base de pesquisa, construindo o conhecimento com a navegação, tendo essa possibilidade devido à implantação da tecnologia da informação e comunicação na escola, onde professores e alunos superam obstáculo, vencendo, ousando, criando, e descobrindo a linguagem da hipermídia, proporcionando o domínio da técnica de informática se inserindo no mundo virtual, é a educação interagindo com o meio e o meio apresentando novas tecnologias no ensino, como o desenvolvimento de Programas no ensino a distancia, on- line, onde através de computadores, é possível estar em ambientes diferentes, mas em contatos visuais, com som, professores e alunos, são as classes virtuais formando alunos no ensino não presencial, mudando o conceito de presença e distancia no ensino, são as facilidades ao acesso as redes, e os avanços nas telecomunicações que contribuem para esse novo processo de ensino e aprendizagem. 
Docente e as Novas Ferramentas de Informática A internet, junto a redes de comunicação cria uma nova fase no processo ensino-aprendizagem trazendo novas mudanças de atitudes nas salas de aula; agora tem o conceito de aprendizado com a educação online, através da internet trazendo novos desafios para a escola, com a mudança de com, porta mento, onde o docente organiza e gerencia as atividades dentro e fora da sala de aula. 

Docente intelectualmente preparado comprometidos com o aprendizado assume uma nova atitude, desempenha o papel de orientador das atividades do aluno, de consultor, facilitador da aprendizagem do discente. 

O Professor, com o acesso a tecnologia telemáticas, pode-se tornar um orientador, gestor setorial do processo de aprendizagem, integrando de forma equilibrado a orientação intelectual, a emocional e gerencial (Moran, 2000, p. 30). 

Educar com qualidade não depende apenas do docente, é necessária uma interação entre: pais, aluno, instituição onde todos dentro de sua responsabilidade motivem professor X aluno, como no caso da instituição ofereça ambiente com espaços confortáveis, com acesso de internet, projetos com multimídia; laboratório conectado, para que seja utilizada com visitas programadas com orientação para pesquisas, usando a internet como ferramenta que favoreça a construção colaborativa, o trabalho conjunto entre docentes e alunos. 

A Abordagem que usa o computador como meio para transmitir a informação ao aluno mantém a prática pedagógica vigente. Na verdade a máquina esta sendo usada para informatizar os processos de ensino existes. (Valente, 2002, p.3). 

As mudanças dentro do contexto educacional, muda o perfil do professor, onde hoje é o mediador de aprendizagem, que incentiva, motiva o aprendiz, uma mudança que vem da transformação do cenário do ensino, professores e alunos ocupa o centro da atividade e se tornam parceiros e coparticipantes do mesmo processo, o que traz uma compreensão maior no processo de aprendizagem no ensino superior, através da valorização concedida ao aluno como principal sujeito do processo, essa é a finalidade da docência ensinar. 

A evidencia de que professor estimulado com vontade de aprender, comprometidos com o processo de formação continua também é visto pelas instituições que compreendem que capacitar seus docentes, aprimorando as habilidades e competências com conhecimentos elementares como a utilização dos recursos da informática, - dos editores de texto, das planilhas eletrônicas, MSN, hotmail, aplicativos para apresentar correspondência e pesquisa em ambiente virtual, pesquisas, de apoio ao ensino e de comunicação, são formas de manter docente/alunos ligado virtualmente e a tecnologia da informática seja vista pelo docente e alunos como ferramentas agregadas com valorização às aulas, e aos conteúdos. 
Também a facilidade das grandes possibilidades de pesquisa dentro e fora da sala de aula, são os serviços de busca que facilitam a encontrar respostas para o que procuramos com apenas a digitação de poucas palavras. Atualmente ensinar com a internet pode atingir resultados satisfatórios desde que a escola esteja integrada dentro do contexto estrutural de mudança no processo de ensino – aprendizagem, porque a internet é uma ferramenta fantástica que abre novos caminhos para o professor dentro do processo educativo. 

Com a mudança do modelo de ensino Taylorista e Fordista, onde havia a distância entre a educação “formal” acadêmica e a educação profissional no Brasil, Taylor no inicio do século, hierarquizava a sociedade em classes, e de acordo com seu nível de escolaridade, e professores eram separados por especialidade acadêmica e técnica, e os acadêmicos com vasta formação, educava jovens que herdariam as empresas de seus antepassados; os técnicos eram visto com pouco preparo para a docência e seu valor depreciado diante dos acadêmicos, com o declínio acontece à transformação de ordem social, político, econômico, e com novas exigências de postura do professor diante do conhecimento e frente ao aluno. 

Hoje não é só ensinar, e preciso que no docente desenvolva suas habilidades, com a competência de aprender com o aluno, o início para a atualização didática, pedagógica e tecnológica dos docentes da sociedade da informação, é tornar-se capaz de aprender com a experiência alheia, uma vez que muitas vezes os alunos estão mais antenados com a utilização de ferramentas de computação, o que leva o professor a aprimorar seus conhecimentos na informática e auxiliar o aluno a descobrir quando e porque utilizar cada uma das ferramentas disponíveis no software. 

Evidenciamos as mudanças que causam as tecnologias no nosso dia a dia, como também em nosso comportamento, de acordo com nossos conhecimentos e como estamos inseridos com o mundo atual. 

De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática traz novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como consequência, a um pensar diferente.” 

Formação Docente e a Informática Acreditava-se há algum tempo atrás que, quando concluída a faculdade o docente estaria preparado para exercer a profissão para o resto da vida. O cenário atual é outro, a realidade é diferente, hoje o docente deve ter a constante procura pela formação constante integrada ao seu dia a dia, só assim contribuirá para melhorar a qualidade do ensino. Ensinar com internet é uma revolução, a cada dia surge novas ferramentas de informática, e a tecnologia da informação cada dia mais dinâmica, possibilitando captar novas aplicações porque a velocidade de transformação na indústria da tecnologia é constante, com lançamentos de micro computadores mais avançados e sofisticados. 
A tecnologia usada na sala de aula é uma ação transformadora na educação, desde que, seja utilizada por docente com conhecimento para dominar, refletir, e interpretar criticamente a tecnologia, afinal é uma pratica que faz parte do dia a dia e com a competência do professor, que deve ter sua formação ultrapassada aos aspectos cognitivos, no diz respeito à objetividade dos conhecimentos integrado a respeito, confiança, aceitação, experiência, desenvolvendo uma relação de troca de informação, utilizando a criatividade e autonomia junto a maquina é a incorporação da TIC á pratica da pedagogia, proporcionando ao docente condição de desenvolver seu próprio estilo de ensino com o uso da informática. 

É o reconhecimento que na formação inicial do professor a interação com aplicações como o processamento de texto, sistemas de gestão de bases de dados, programas de tratamento de imagem, folhas de calculo, programa de estatística, programas de apresentação, como Power point, correio eletrônico, software educativo com orientação para a aprendizagem especificas de disciplinas. 

É preciso que esse profissional tenha tempo e oportunidade de familiarização com as novas tecnologias educativas, suas possibilidades e seus limites, para que, na pratica, faça escolhas conscientes sobre o uso das formas mais adequadas ao ensino de um determinado tipo de conhecimento. (Kenski (2003). 

Evidente que professor percebe as transformações que acontecem na sociedade, e os reflexos que atingem a ação pedagógica. Nesse cenário, a nova educação necessita de “investimento intensivo no desenvolvimento da inteligência, da consciência e do pensamento [...]”, “sendo estes” [...]” vistos como processo, em continuidade” resultada em uma cadeia de movimentos reflexivos (MORAES, 2000, p.213). 

A Tecnologia Educacional e sua utilização na sala de aula trarão desenvolvimento a uma educação transformadora, para isso precisa ser baseada em conhecimento que faça com que o professor tenha a capacidade de interpretar refletir e dominar criticamente a tecnologia. Acontecendo isso, o docente será um profissional que reflete sobre sua pratica pedagógica priorizando o acesso das informações e a comunicação destas para os seus alunos, e sendo incorporada no dia a dia da escola, diante da competência intelectual e criativa do professor. 

Surge uma nova visão do ambiente escolar que o docente tem a enfrentar, alunos antenados com toda modernidade tecnológica, é maquina e ser humano real e virtual é a comunicação presencial em rede, é a exigência do mercado com educadores atualizados, usuários críticos da tecnologia, com capacidade de associar o computador às propostas ativas de aprendizagem, são docentes atentos aos desafios político-sociais que estão inseridos no contexto educacional de hoje, afinal qualquer inovação tecnológica precisa ser vista como capaz mudar e tornar mais eficiente à sala de aula. 

Conforme GOUVÊA “O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vão se aprofundando às nossas vistas...” Diante da nova realidade, o docente deve ser preparado para o aprendizado do Laboratório de Informática, não que seja determinante torna-lo um especialista na área, mas sim capacita-lo para sua pratica diária de ensino aprendizagem, criando condições para que utilize os recursos informatizados com competências o que contribuirá para gerar condições de utilização na sua pratica educacional. 

É real, que nos dias atuais qualquer pessoa deveria saber usar um micro, porém não é a nossa realidade. A informática não fazia parte da grade curricular de muitos professores atuais, hoje os docentes futuros ainda poucos estão sendo preparados para com esse novo conhecimento. A informática educativa deve ser introduzida no ambiente escolar, é a ferramenta usada em beneficio do aprendizado. 

O computador é visto como agente transformador na área do ensino, o professor deve estar também interado nessa transformação na forma de modificação de sua ação pedagógica, assumindo a função de facilitador da construção do saber pelo aluno, e recebendo a estimulação da IES, através de pessoa especializada na área de informática, que estará incentivando e mobilizando o professor a se capacitar, um bom laboratório, equipado e com software disponível ao professor, funcionará em ação conjunta: um especialista na área de informática, o professor motivado ao aprimoramento do conhecimento da ferramenta, é a introdução da informática no ambiente escolar em várias atividades. 

São mudanças onde o professor passa ter domínio da tecnologia da informática, e passa a usar com segurança os softwares educacionais existentes no mercado, uma evolução e uma necessidade de reorganizar o ensinamento com mais capacitação de uma educação maior ao aprendiz, com as modificações que possa ser efetuada na sua prática pedagógica, são mudanças que tendem a ocorrer na forma de trabalhar a aula, são desafios constantes a arte de descobrir o saber. 

Segundo PENTEADO (2000): “Professores devem ser parceiros na concepção e condução das atividades com TI (Tecnologias Informáticas) e não meros espectadores e executores de tarefas.” 

O professor por si próprio deve conscientize da necessidade da mudança, diante da potencialidade fornecida pelo computador, de acordo com o contato e a segurança do domínio da informática, se sinta peça participativa do processo, observando as tecnologias fornecidas pelo computador como um giz, apenas de uma forma diferente. 

A realidade do século XXI com sua evolução tecno social cultural histórica, faz com que a atuação do profissional de educação seja mais complexa, e a necessidade de rever suas posturas diante de seus alunos, segundo Moraes: estamos diante de uma sociedade em constante mudança, necessitando assim de pessoas com um senso de criticidade maior, e autonomia na resolução de problema para poderem atuar de maneira ativa e reflexiva no contexto social vigente. 
Conclusão Sabemos que os recursos da internet ajudam educadores do país inteiro a se integrarem a rede de comunicações: que a cada dia cresce a utilização dos recursos da internet. Antes, recursos usados para trocas de mensagens, de e-mail, salas de bate pão e pouco utilizados na área da docência. 

Hoje com recursos mais amplos e eficazes, abrangentes e dinâmicos professores e alunos mergulham no que a rede pode oferecer em conhecimento tecnológico educacional e com a introdução de computador na sala de aula e a conexão das escolas na internet, vem exigir profissionais preparados para a área da informação apta a lidarem com as maquinas e com uma nova visão da realidade transformadora que afetam todos os setores da sociedade, principalmente a educação, relacionadas ao desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), o que vem comprovar que professores do século XXI, devem estar em contato com o uso de ferramentas digitais e a constatação da necessidade da reestruturação da pratica de formação docente, o que implica na reflexão do professor em sala de aula e familiarizado com o ambiente da informática. 

Chegamos à escola moderna, a escola que precisa do novo professor, que use a comunicação em rede como fonte a serviço de seus ideais de educação que deseje uma sala de aula humanizada e participativa mesmo com a utilização da máquina, mas que sempre o lado humano esteja presente. 

A educação a cada dia tende a se adaptar dentro do contexto social que está inserida, reconhecendo ser indispensável acompanhar as mutações sociais culturais, econômicas criadas pelas evoluções da tecnologia da informática, vista como, ferramentas crescentes, inseridas dentro da escola, tendo o professor os papéis de agente da escola reinventada são software educativo um grande mercado de consumo, onde escolas terão seus ambientes virtuais próprios através das páginas WWW, (Word Wilde web) tornando acessível tanto interna como externamente, alunos e professores partilhando com outros os seus interesses intelectuais, e os espaços públicos de todos esses ambientes sendo visitados por todos, integrando a escola na sociedade virtual. 

Evoluímos para a integração de multiplicação da tecnologia na educação, com a facilidade de vermo-nos, ouvirmo-nos, falarmo-nos, escrevermo-nos a qualquer hora, de qualquer lugar, e tendo ainda custos menores; acompanhando as modalidades de cursos variados, com flexibilidade no tempo, no espaço, na metodologia, na avaliação adaptados ao perfil de cada aluno. 

Caminhamos para uma sociedade mais exigente, com uma educação mais complexa, onde a aprendizagem contínua é uma qualificação para o mercado profissional, a complexidade será maior na educação, saindo cada vez mais do espaço físico da sala de aula, ocupando espaços presenciais, virtuais e profissionais, o professor agindo e sendo visto como o facilitador, o aluno deixando a individualidade e incorporando o conceito de aprendizagem colaborativa, onde todos aprendem juntos e contribuem para uma inteligência coletiva. 
Referências ALMEIDA, MARIA ELIZABETH BIANCONCINI DE. TECNOLOGIAS E GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA São Paulo: AVERCAMP, 2003. p.113-130. BBE. 
FRÓES,Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf 
LÉVY, Pierre. A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre: Art Med, 1998. 
LUCENA, Carlos & FUKS, Hugo. A educação na era da Internet. Rio de Janeiro: Clube do Futuro, 2000. 
MARÇAL FLORES, Angelita -monografia: A Informática na Educação: Uma Perspectiva Pedagógica. Universidade do Sul de Santa Catarina - 1996 http://www.hipernet.ufsc.br/foruns/aprender/docs/monogr.htm MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá . Campinas: Papirus, 2007. 
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos, BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2003 
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. Cortez Ed. Unesco, 2000. 
MORAES, M, C, Novas tendências para o uso das tecnologias da 
informação e comunicação na educação. In: FAZENDA, I. C. A. (et al). 
Interdisciplinaridade e novas tecnologias: formando professores. 
Campo Grande: Editora da UFMS, 2000, P.213. 
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22ª edição, São Paulo: Cortez, 2002. 
PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. - A Informática em ação - Formação de professores , pesquisa e extensão - Editora Olho d´Água, 2000 , p 29. 
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22ª edição, São Paulo: Cortez, 2002. 
VALENTE, J. A. (org). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Unicamp, 1993. 
KENSKI, Vani, (2003) 
LUCENA, Carlos & FUKS, Hugo. A educação na era da Internet. Rio de Janeiro: Clube do Futuro, 2000. 
Jane Cleide de Araujo de Sa Revet











Elson Mariano Arnaldo da Silva Professor/Formador - NTE/AC Centro de Referência em Inovações para Educação-CRIE Rua Rui Barbosa, 325 - Centro Rio Branco - Acre - Cep.:69.900-084 Fone: 68 - 3223-1786 Cel.: 68 - 99916 8151 (Vivo)

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