11 dicas para sair da rotina e planejar aulas inovadoras
Marina Lopes
Com o excesso de informação e o mundo cada vez mais conectado,
conquistar a atenção dos alunos se tornou um verdadeiro desafio para muitos
professores. Como transformar a tradicional aula expositiva em um momento
dinâmico de aprendizagem? Para orientar profissionais que precisam lidar com a
nova realidade da sala de aula, a organização educacional Manifesto 55,
que oferece cursos focados em criatividade, protagonismo e transformação
social, desenvolveu um guia prático com dicas de como criar novas experiências
educacionais.
No e-book “11 insights para planejar aulas inovadoras“,
os educadores encontram sugestões para utilizar novas metodologias de
aprendizagem na sala de aula. Com dicas práticas, eles são incentivados a
repensar o seu papel e a trabalhar com processos que consideram os diferentes
interesses e ritmos de aprendizagem dos alunos.
“Existe muita pressão em cima dos professores, eles já são culpados por
muitas coisas que não são responsabilidade deles. Como nós podemos deixá-los
mais tranquilos em relação a isso? ”, questiona Henrique Versteeg-Vedana,
cofundador da Manifesto 55. A resposta para esse impasse, segundo ele, passa
pela capacitação dos educadores, que precisam encontrar apoio para se arriscar
e investir em novos métodos de aprendizagem. “Eles foram capacitados
tecnicamente para dominar o conteúdo. De repente, o mundo está virando do
avesso para dizer que o diploma não vale tanto e existem outras questões tão
importantes quanto o conteúdo. ”
Atividade promovida
pela Manifesto 55 – Crédito: Divulgação / Manifesto 55
Assim como os professores enfrentam os desafios de uma nova realidade no
sistema educacional, ele diz que outros profissionais também passam por
mudanças e incertezas nas suas profissões. “Vivemos um momento de grande
transformação. Muita coisa está mudando com a tecnologia, seja no campo
ambiental, social, político, cultural ou econômico”, aponta.
Na tentativa de apoiar educadores, líderes e organizações a passarem por
esse período de transição, Henrique e a sua esposa, Florentine Versteeg-Vedana,
fundaram a Manifesto 55, que trabalha com cursos livres e consultorias nas
áreas de potencial criativo, educação protagonista e transformação social. A
partir de experiências ao longo dessas formações, eles começaram a reunir
alguns fatores considerados fundamentais para que as experiências de
aprendizagem sejam mais interessantes.
“Os professores podem usar a sua experiência, prática e conhecimento
para aplicar alguns insights que estão mais acessíveis dentro de cada
realidade”, sugere. Dentro dessa perspectiva, para que as aulas sejam
verdadeiramente relevantes, a publicação produzida pela Manifesto 55 indica que
os educadores invistam tempo no planejamento das suas aulas. Confira algumas
recomendações:
1. Comece com o propósito
Antes de desenvolver uma atividade ou escolher qualquer ferramenta, o professor deve ter clareza do seu objetivo em sala de aula, sendo capaz de transmitir isso com propriedade. Quando o aluno conhece o propósito de determinada tarefa, ele consegue se engajar mais.
Antes de desenvolver uma atividade ou escolher qualquer ferramenta, o professor deve ter clareza do seu objetivo em sala de aula, sendo capaz de transmitir isso com propriedade. Quando o aluno conhece o propósito de determinada tarefa, ele consegue se engajar mais.
2. Use a curiosidade dos alunos como ponto de partida
Apesar dos ambientes escolares tradicionais deixarem de lado o universo e as experiências dos alunos, conhecer os seus interesses ajuda a criar aulas inovadoras. O professor pode perguntar o que eles gostariam de aprender para, a partir daí, desenvolver atividades que despertem a sua curiosidade.
Apesar dos ambientes escolares tradicionais deixarem de lado o universo e as experiências dos alunos, conhecer os seus interesses ajuda a criar aulas inovadoras. O professor pode perguntar o que eles gostariam de aprender para, a partir daí, desenvolver atividades que despertem a sua curiosidade.
3. Conheça seus alunos e estimule a empatia em sala de aula
O exercício de se colocar no lugar do outro é um grande aliado na sala de aula. Para desenvolver empatia é necessário que o professor conheça os seus alunos e compreenda como eles aprendem. Com isso, ele saberá motivá-los a vencer suas barreiras.
O exercício de se colocar no lugar do outro é um grande aliado na sala de aula. Para desenvolver empatia é necessário que o professor conheça os seus alunos e compreenda como eles aprendem. Com isso, ele saberá motivá-los a vencer suas barreiras.
4. Respeite e acesse as inteligências múltiplas. Na hora de
preparar uma aula, o professor deve se preocupar em incluir diferentes tipos de
aprendizagem. Além do domínio lógico-matemático, cada aluno tem uma
inteligência diferente, que pode ser linguística, musical, espacial, corporal,
interpessoal, intrapessoal ou a naturalista.
5. Repense o que significa participação na sala de aula. Nem todos os
alunos se sentem confortáveis falando ou fazendo perguntas em grupos grandes.
Cabe ao professor trabalhar com estilos e técnicas para incluir os diferentes
tipos de personalidade. O diálogo em grupos menores pode ser uma estratégia
para facilitar a interação.
6. Promova aulas experienciais e ativas
O aprendizado por meio de experiências é o caminho mais rápido e natural para absorver o conhecimento. É importante considerar isso na hora de planejar uma aula criativa e inovadora.
O aprendizado por meio de experiências é o caminho mais rápido e natural para absorver o conhecimento. É importante considerar isso na hora de planejar uma aula criativa e inovadora.
7. Faça conexão com a vida real. Criar conexões com a vida real
ajuda os alunos a encontrarem aplicação prática do que estão aprendendo. Isso
contextualiza os conteúdos e aumenta o engajamento.
8. Faça conexão com a vida imaginária. Para estimular a criatividade, o
professor pode planejar atividades que incentivam a imaginação, criação e
reflexão. Pensar no uso de ambientes e projetos colaborativos pode facilitar
essa tarefa.
9. Use ferramentas visuais
O professor precisa considerar que os recursos visuais também são importantes para a aprendizagem. Compreender técnicas de pensamento visual é uma forma de organizar ideias e melhorar a capacidade de comunicação.
O professor precisa considerar que os recursos visuais também são importantes para a aprendizagem. Compreender técnicas de pensamento visual é uma forma de organizar ideias e melhorar a capacidade de comunicação.
10. Prepare o espaço com intenção
O espaço físico ajuda a estimular a interação e engajamento dos alunos. Conforme a intencionalidade da aula, o professor pode organizar cadeiras em círculo, semicírculo ou em grupos.
O espaço físico ajuda a estimular a interação e engajamento dos alunos. Conforme a intencionalidade da aula, o professor pode organizar cadeiras em círculo, semicírculo ou em grupos.
11. Utilize tecnologia sabiamente. Já que os smartphones e tablets
estão presentes no cotidiano dos alunos, o professor pode usar a tecnologia
para potencializar o aprendizado. Quando contextualizadas, essas ferramentas
podem ganhar muita relevância dentro da sala de aula.
Elson Mariano Arnaldo da Silva Professor/Formador - NTE/AC Centro de Referência em Inovações para Educação-CRIE Rua Rui Barbosa, 325 - Centro Rio Branco - Acre - Cep.:69.900-084 Fone: 68 - 3223-1786 Cel.: 68 - 99916 8151 (Vivo)
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