Total de visualizações de página

Tradutor - Leia o blog em qualquer Lingua

Visitantes On Line

Tradutor Universal

PERFIL

Minha foto
BACHAREL EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS-ITESUAC-SP, LICENCIADO EM LETRAS, PÓS-GRADUADO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO (IVE-MT) E EM TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO-PUC-RJ,TEÓLOGO E EDUCADOR, QUE SERVE A DEUS E AO SEU PRÓXIMO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DE FE EM DEUS,IGUALDADE, FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE.

CURSO DE INGLÊS PRINCIPIANTE

CURSO DE INGLÊS PRINCIPIANTE
Uma oportunidade de aprender Inglês facilmente

BIBLIA

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Inglês com Música - Time of my life (Dirty Dancing)



Professor Élson Mariano

Louvores 2014 2015 Melhores-Hino Evangelico Gospel



Professor Élson Mariano

A FÉ CRISTÃ



I- Definição da Palavra
A simples fé implica uma disposição de alma para confiar noutra pessoa. Difere de credulidade, porque aquilo em que a fé tem confiança é verdadeiro de fato, e, ainda que muitas vezes transcenda a nossa razão, não lhe é contrário. A credulidade, porém, alimenta-se de coisas imaginárias, e é cultivada pela simples imaginação. A fé difere da crença porque é uma confiança do coração e não apenas uma aquiescência intelectual. A fé religiosa é uma confiança tão forte em determinada pessoa ou princípio estabelecido, que produz influência na atividade mental e espiritual dos homens, devendo, normalmente, dirigir a sua vida. A fé é uma atitude, e deve ser um impulso.
A fé cristã é uma completa confiança em Cristo, pela qual se realiza a união com o Seu Espírito, havendo a vontade de viver a vida que Ele aprovaria. Não é uma aceitação cega e desarrazoada, mas um sentimento baseado nos fatos da Sua vida, da Sua obra, do Seu Poder e da Sua Palavra. A revelação é necessariamente uma antecipação da fé. A fé é descrita como "uma simples mas profunda confiança Naquele que de tal modo falou e viveu na luz, que instintivamente os Seus verdadeiros adoradores obedecem à Sua vontade, estando mesmo às escuras". A mais simples definição de fé é uma confiança que nasce do coração.
II- A Fé no AT
A atitudes para com Deus que no NT a fé nos indica, é largamente designada no AT pela palavra "temor". O temor está em primeiro lugar que a fé; a reverência em primeiro lugar que a confiança. Mas é perfeitamente claro que a confiança em Deus é princípio essencial no AT, sendo isso particularmente entendido naquela parte do AT, que trata dos princípios que constituem o fundamento das coisas, isto é, nos Salmos e nos Profetas. Não es está longe da verdade, quando se sugere que o "temor do Senhor" contém, pelo menos na sua expressão, o germe da fé no NT. As palavras "confiar" e "confiança" ocorrem muitas vezes; e o mais famoso exemplo está, certamente, na crença de Abraão (Gn 15.6), que nos escritos tanto judaicos como cristãos é considerada como exemplo típico de fé na prática.
III- A Fé, nos Evangelhos
Fé é uma das palavras mais comuns e mais características do NT. A sua significação varia um pouco, mas todas as variedades se aproximam muito. No seu mais simples emprego mostra a confiança de alguém que, diretamente, ou de outra sorte, está em contato com Jesus por meio da palavra proferida, ou da promessa feita. As palavras ou promessas de Jesus estão sempre, ou quase sempre, em determinada relação com a obra e a palavra de Deus. Neste sentido a fé é uma confiança na obra, e na palavra de Deus ou de Cristo. É este o uso comum dos três primeiros Evangelhos (Mt 9.29; 13.58; 15.28; Mc 5.34-36; 9.23; Lc 17.5,6). Esta fé, pelo menos naquele tempo, implicava nos discípulos a confiança de que haviam de realizar a obra para a qual Cristo lhes deu poder; é a fé que opera maravilhas. Na passagem de Mc 11.22-24 a fé em Deus é a designada. Mas a fé tem, no NT, uma significação muito mais larga e mais importante, um sentido que, na realidade, não está fora dos três primeiros Evangelhos (Mt 9.2; Lc 7.50): é a fé salvadora que significa salvação. Mas esta idéia geralmente sobressai no quarto evangelho, embora seja admirável que o nome "fé" não se veja em parte alguma deste livro, sendo muito comum o verbo "crer". Neste Evangelho acha-se representada a fé, como gerada em nós pela obra de Deus (Jo 6.44), como sendo uma determinada confiança na obra e poder de Jesus Cristo, e também um instrumento que, operando em nossos corações, nos leva para a vida e para a luz (Jo 3.15-18; 4.41-53; 19.35; 20.31, etc). Em cada um dos evangelhos, Jesus proclama-Se a Si mesmo Salvador, e requer a nossa fé, como uma atitude mental que devemos possuir, como instrumento que devemos usar, e por meio do qual possamos alcançar a salvação que Ele nos oferece. A tese é mais clara em João do que nos evangelhos sinóticos, mas é bastante clara no último (Mt 18.6; Lc 8.12; 22.32).
IV- A Fé, nas Cartas de Paulo
Nós somos justificados, considerados justos, simplesmente pelos merecimentos de Jesus Cristo. As obras não tem valor, são obras de filhos rebeldes. A fé não é uma causa, mas tão somente o instrumento, a estendida mão, com a qual nos apropriamos do dom da justificação, que Jesus pelos méritos expiatórios, está habilitado a oferecer-nos. Este é o ensino da epístola aos Romanos (3 a 8), e o da epístola aos Gálatas. Nos realmente estamos sendo justificados, somos santificados ela constante operação e influência do Santo Espírito de Deus, esse grande dom concedido à igreja e a nós pelo Pai por meio de Jesus. E ainda nesta consideração a fé tem uma função a desempenhar, a de meio pelo qual nos submetemos à operação do E. Santo (Ef 3.16-19).
V- Fé e Obras
Tem-se afirmado que há contradição entre Paulo e Tiago, com respeito ao lugar que a fé e as obras geralmente tomam, e especialmente em relação a Abraão (Rm 4.2; Tg 2.21).
Fazendo uma comparação cuidadosa entre os dois autores, acharemos depressa que Tiago, pela palavra fé, quer significar uma estéril e especulativa crença, uma simples ortodoxia, sem sinal de vida espiritual. E pelas obras quer ele dizer as que são provenientes da fé. Nós já vimos o que Paulo ensina a respeito sa fé. É ela a obra e dom de Deus na sua origem, e não meramente na cabeça; é uma profunda convicção de que são verdadeiras as promessas de Deus em Cristo, por uma inteira confiança Nele; e deste modo a fé é uma fonte natural e certa de obras, porque se trata duma fé viva, uma fé que atua pelo amor (Gl 5.6).
Paulo condena aquelas obras que, sem fé, reclamam mérito para si próprias; ao passo que Tiago recomenda aquelas obras que são a conseqüência da fé e justificação, que são, na verdade, uma prova de justificação. Tiago condena uma fé morta; Paulo louva uma fé viva. Não há pois, contradição. A fé viva, a fé que justifica e que se manifesta por meio daquelas boas obras, agradáveis a Deus, pode ser conhecida naquela frase já citada: "a fé que atua pelo amor".
Dicionário Bíblico Universal


Professor Élson Mariano

Onde Passarás a Eternidade



Em certa ocasião, um piloto tentava aterrissar durante uma forte tormenta. Apesar de todo o seu esforço, a aeronave chocou-se na pista. Somente algumas pessoas escaparam com vida. Entre os passageiros havia quatro amigos e um deles, prevendo que tudo terminaria em tragédia, disse: “Bem, turma, até à vista. Nos veremos no inferno!”... Segundos mais tarde, ele morreu no acidente.
O que esse homem fez, em seus últimos segundos de sua vida, foi apenas zombar da morte e do inferno. Você talvez faria o mesmo, ou não? Reserve pelo menos alguns minutos para pensar em algo sobre o caso!
É comum que as pessoas perguntem: “Como vocês sabem que existe o inferno?” Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e ela nos confirma a existência do inferno. Ali será o destino de todos os que NÃO põem sua fé em Jesus. Há várias coisas ditas a respeito desse lugar e uma delas é que “...ali haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 8.12).
Se olharmos ao nosso redor, observaremos que há cada vez mais pessoas se esforçando para ir ao inferno. Nos dias atuais há cada vez mais abusos, corrupção, mentiras, ambição, enganos, etc., entre tantos outros.
Nós colhemos aquilo que semeamos:
Uma vida sem Cristo = Uma eternidade sem Cristo = Uma eternidade de tormento.
Por acaso você já pensou no significado da palavra “eternidade”? Sem dúvida, isso está fora de nosso cotidiano. Além disso, se acrescentarmos “tormento”, isso poderá nos causar um grande mal-estar. No entanto, lhe digo algo: Muitos reconhecerão a veracidade da Palavra de Deus quando for demasiadamente tarde! A Bíblia diz que, depois da morte, vem o juízo e então não haverá mais tempo para arrependimento. Temos apenas essa nossa curta vida para reconhecer a Deus como o Criador e Salvador de nossas vidas.
Certa vez, alguém perguntou: “Que distância há entre uma pessoa e a morte?” A resposta: “Apenas um passo!” Ninguém nesse mundo pode assegurar que estará vivo amanhã, não importando se é jovem ou idoso, pois os fatos do dia-a-dia confirmam isso.
Hoje você tem a oportunidade de mudar o rumo de sua vida! Para tanto, você precisa saber, primeiramente, que sobre cada ser humano pesa uma dívida que pode ser paga somente com a morte. A Bíblia diz que “...todos pecaram e carecem da glória de Deus”(Romanos 3.23). No entanto, Jesus Cristo assumiu essa dívida quando deu Sua vida na cruz, ali Ele morreu por você e por mim. Foi um sacrifício de amor. A Bíblia também nos diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3.16).
Mesmo que nosso coração esteja carregado de pecados e nos arraste para a condenação, Jesus quer perdoar-nos e nos dar uma nova vida, uma nova esperança. Hoje você pode pedir que o Senhor limpe a sua vida de tudo o que Lhe desagrada, que O ofende. A Bíblia diz: quem confessa e abandona o pecado, alcança a graça e a misericórdia de Deus.
Jesus diz: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou [Deus] tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (João 5.24).
Qual é a sua situação? Não há como permanecer imparcial, é necessário tomar uma decisão e esperamos que você decida crer em Deus ao invés de rejeitá-lO. Faça-o agora mesmo, aceitando a Jesus Cristo como Salvador de sua vida e usufrua das bênçãos da vida eterna!

Extraído de Folheto Onde Passarás a Eternidade? (Pacote com 100)
A Bíblia diz que, depois da morte, vem o juízo e então não haverá mais tempo para arrependimento. Compre aqui »




Professor Élson Mariano

Tema Aprendendo a servir a Deus com as aves




Texto: Salmos 84. 1 quão amável são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos! 2 A minha alma suspira! Sim, desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. 3 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, ó Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu. 4 bem-aventurados -aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.
Introdução: Ao ler a Bíblia, aprendemos que Deus criou as Aves com uma beleza que encanta a todos para voar nos Céus. A criação de Deus nos maravilha e nos encanta, mas acima de tudo nos ensina a servi-lo.
Em Genesis 1. 20, lemos: Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
Em Salmos 50.11, o Senhor declara que “Conheço todas as aves dos montes, e são meus todos os animais que pululam no campo”.
Já em Deuteronômio, O senhor proíbe os maus tratos às aves: 22.6 Se de caminho encontrares algum ninho de ave, nalguma árvore ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe sobre os passarinhos ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes; 7 deixarás ir, livremente, a mãe e os filhotes tomarás para ti, para que te vá bem, e prolongues os teus dias.
Neles, vemos a sabedoria do eterno, que é Uno e Múltiplo como o vitral da Catedral em todas as cores e cantos.
Eles vivem numa variedade de habitats, do semi-tropical ao árido, que podem ser encontrados em Israel, que passam pela região na primavera e no outono, numa importante rota migratória da África para a Europa e a Ásia Ocidental, retratados na Bíblia Sagrada.
Por eles, aprendemos como Deus nos ama ao nos dá um lar maravilhoso, nos protege do inimigo, nos alimenta cotidianamente e nos guarda do mal.
I. O ninho dos pássaros, seu lugar seguro e familiar
Os Passarinhos não fazem ninhos para abrigo -- seu comportamento natural é viver em arbustos e árvores. A única razão para passarinhos construírem um ninho é o instinto de ter filhotes. Eles acasalam e põem ovos na primavera e no outono. Alguns passarinhos se reproduzem durante ambas as estações. Os passarinhos selvagens buscam gramíneos e materiais pequenos e leves materiais para a construção de ninhos, como penas, material vegetal e cascas, construindo lindas casas a dá inveja.
Mas o que aprendemos com o Ninho dos Pássaros?
Em Salmos 84.1-4, 1 Quão amável são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos! 2 A minha alma suspira! Sim, desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. 3 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, ó Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu. 4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.
Encontramos algumas lições preciosas:
Todos os pássaros anseiam por um Ninho: um lugar seguro e agradável, onde possam criar seus filhotes. Escolhem o melhor lugar para se viver.
Quem não tem um lar é um pássaro solitário, Provérbios 27.8, Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar.
O Salmista declara, que se o pardal e a andorinha encontram um ninho/lar para si nos altares do Senhor, não seria diferente com ele.
A casa Deus é o melhor lugar para se fazer um Ninho seguro e de alegria.
A Casa de Deus é o melhor lugar para se viver, Salmos 84.10, Porque vale mais um dia nos teus átrios do que em outra parte mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da perversidade. Salmo 126.1, Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.
II. O Passarinheiro, seu inimigo cruel, 91.1-3
Os pássaros, criados por Deus para serem livres, encontram um adversário no mundo, um inimigo iminente, o PASSARINHEIRO, que a qualquer instante com sua astucia prepara o LAÇO para cercear sua liberdade ou com suas flechas querem atingi-los mortalmente. Salmos 91. 3, porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa.
Satanás é o Passarinheiro do Crente, Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.
Mas o QUE É O LAÇO DO PASSARINHEIRO?
Laço do passarinheiro é um aparelho mecânico, freqüentemente dotado de chamariz para pegar pássaros ou animais. Significa literalmente armadilhas para aves.
O laço em hebraico significa ‘espancador’, traduza por cilada, laços, cadeias ou outras palavras hebraicas geralmente traduzidas como armadilha.
Salmos 124. 6-7, Bendito seja o Senhor, que não nos entregou, como presa, aos dentes deles. 7 escapamos, como um pássaro, do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos
Existem duas espécies de armadilhas usadas pelos passarinheiros:
Amós 3.5, está escrito: “Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? Levantar-se-á o laço da terra, sem que tenha apanhado alguma coisa? ”
A PRIMEIRA pressiona o pássaro contra o chão, que se identifica o impedimento de ir e vir das pessoas, nesta somos pressionados e até amassados.
A SEGUNDA é um laço que pega a ave pelo pescoço e a levanta, significa, relacionadas as armadilhas da vida moderna, causando até a morte.
Aprendemos que toda armadilha é para colocar-nos sob pressão, é um peso que ocasiona preocupação, tirando a paz e a tranqüilidade, colocando o homem num buraco sem saída, nos deixando sufocados, presos e muitas vezes levando a morte física e espiritual.
O LAÇO tem suas características. Por que caímos nas ciladas?
É disfarçado: coloca-se comida apropriada ao tipo de pássaro que desejam pegar. As vitimas logo aparecem e comem da isca.
Causa Distração: os caçadores aguardam até que os pássaros se distraem e puxam a linha. Decerto alguns pássaros voam. Mas alguns não conseguem e ficam presos. Ou seja, perdem sua liberdade de voar livre pelos campos a partir desse momento.
Causa Prisão: Os pássaros aprisionados terão comida na hora certa. Água sempre que tiverem sede. Mas não terão nunca, jamais, a liberdade que antes tinham e a usavam, não com muita sabedoria. Caso contrário, não seriam pegos na armadilha.
O que podemos aprender, então?
Mais valemos do que os pássaros e por isso o Senhor nos ajuda.
O Senhor quer nos livrar das armadilhas dos homens como livra os pássaros. Pois, diferente da armadilha para pegar passarinhos, os homens preparam armadilhas terríveis para outros homens, seus semelhantes.
Isaias 31.5 Como pairam as aves, assim o SENHOR dos Exércitos amparará a Jerusalém; protegê-la-á e salvá-la-á, poupá-la-á e livrá-la-á.
Salmos 11.1, No SENHOR me refugio. Como dizeis, pois, à minha alma: Foge, como pássaro, para o teu monte?
Eles violam a Palavra de Deus com intuito de ganhar dinheiro. Com isso, infelizmente, conseguem pegar sempre os incautos, os ingênuos, os que acreditam com facilidade em tudo o que lêem ou ouvem.
Provérbios 6.5, livra-te, como a gazela, da mão do caçador e, como a ave, da mão do passarinheiro.
Como funciona o laço do passarinheiro?
Os caçadores de pássaros destinados a gaiolas têm interesse em pegá-los vivos. Então, usam um artifício de certa maneira simples. Funciona assim: Estendem uma linha invisível aos olhos dos pássaros, numa área da qual os caçadores possam vê-los.
Provérbios 1. 17, Pois debalde se estende a rede à vista de qualquer ave.
Os tipos de laços modernos
1. O Pecado, Provérbios 7. 22 Ele a segue logo, como boi que vai ao matadouro, e como o louco ao castigo das prisões; 23 até que uma flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço, sem saber que está armado contra a sua vida.
2. O mundanismo, I João 2. 5, Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. 17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.
3. A incredulidade, Hebreus 3. 12, Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; 13 antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
4.O materialismo. De que maneira Satanás usa a isca do materialismo?
Satanás também usa a isca do materialismo para nos apanhar. O sistema comercial deste mundo muitas vezes promove esquemas de enriquecimento rápido, que podem até mesmo enganar servos de Deus. Às vezes, alguns são incentivados: “Trabalhe bastante, faça seu pé-de-meia, depois relaxe e aproveite a vida.
A salvo no “lugar secreto do Altíssimo”.
Vivemos em tempos perigosos. Satanás sem dúvida nenhuma teria destruído a todos nós se não tivéssemos a proteção amorosa do Senhor. Portanto, para evitarmos ser apanhados pelo “passarinheiro”, precisamos permanecer no lugar simbólico de proteção, isto é, “morar no lugar secreto do Altíssimo”, procurando “pouso sob a própria sombra do Todo-poderoso”, Salmos 91.3
III. Sua provisão depende somente do seu Criador
Como o Senhor prover a alimentação dos pássaros, assim prover a nossos, pois valemos mais que eles, Mateus 6. 25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26. Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
O que aprendemos? Não viver ansioso por coisa alguma, mas sim buscar em primeiro lugar o Reino de Deus.
IV. A renovação de suas forças como a Águia
A Águia é o símbolo da Renovação em Deus e em seu poder.
Em Isaias 40. 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. 29 Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. 30. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, 31, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.
Seu processo de Renovação pode ser descrito em ANTES, DURANTE e DEPOIS
ANTES: a Águia é a ave que simboliza a nobreza, a renovação das forças, uma vida altaneira no Senhor. Embora sendo uma ave que sobrepuja a muitas outras, também envelhece, sendo fragilizada ao longo do tempo. Mas sua atitude e determinação a faz uma ave de superação e extraordinariamente admirada. Aos 40 anos de idade, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas das quais se alimenta. O bico, alongado e pontiagudo se curva, suas asas tornam-se pesadas em função da grossura de suas penas, estão envelhecidas pelo tempo.
DURANTE: Hoje, para a experiente águia, voar já é bem difícil! Nessa situação a águia só tem duas alternativas: Deixar-se morrer… ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá se recolher em um ninho que esteja próximo a um paredão. Um local Seguro de outros predadores e de onde, para retornar, ela necessite dar um voo firme e pleno. Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o seu bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Pacientemente, espera o nascer de um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas.
DEPOIS: Após cinco meses, “Esta Renascida”, sai para o famoso vôo de renovação, certa da vitória e de estar preparada para viver, então, por mais 30 anos.
V. Considerações Finais
Quando, lemos a Palavra sobre as aves e percebemos sua importância no Reino animal e suas relações com o Criador e sua criação, olhamos de outra forma para elas, aprendemos n lições a seu respeito e buscar servir ao Senhor melhor.
Muitas vezes, em nossas vidas, temos que parar e refletir por algum tempo, e dar início a um processo de renovação.
Devemos nos desprender dos pré-conceitos, dos maus costumes, de tudo aquilo que não é mais útil ou importante, para continuarmos a voar. Um voo de vitória.
Somente quando livres das barreiras e pesos do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.
Destrua o bico do ressentimento, arranque as unhas do medo, retire as velhas penas de suas asas, permitindo o fluir de novos pensamentos.
Alce um lindo voo para uma nova vida de sonhos e realizações.
Tenha sempre uma meta: “Voe alto e servir a Deus”
Élson Mariano
Bacharel em Teologia e Ciências Humanas-ITSUAC
Licenciado em Letras-UFAC
Pós-graduado em Tecnologias em educação

Professor Élson Mariano

Tema: Tomando posse das bênçãos





Texto: Josué 1.6-8: 6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 tão-somente -somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu Servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.
Introdução: Atualmente o mundo evangélico se divide em duas grandes correntes acercadas bênçãos de Deus para os crentes. Uns creem no Deus todo poderoso, Deus do impossível, que tudo pode e que seus servos não podem ter necessidade, chegando ao ponto de exigir de Deus tudo, quase mandando em seu Deus; outros que creem no Deus todo poderoso, Deus do impossível, das Promessas, mas sabe que suas bênçãos são condicionadas a Sua Eterna Vontade e seus propósitos, sendo servos submissos, sabendo viver de acordo às situações permitidas pelo Senhor, Filipenses4. 11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;13 tudo posso naquele que me fortalece. Neste trecho de Josué, O senhor dá orientações grandiosas sobre este assunto. Dividimos nossa mensagem em três partes: 1.Conhecendo um pouco de Josué; Os passos para se apropriar das bênçãos de Deus e 3. Algumas considerações finais.
I. Conhecendo um pouco de Josué
1.Seu nome era Oséias que significa “salvação” (Nm 13.16; Dt 32.44). Foi mudado paraJosué que significa “a salvação de DEUS”.Números 14.29, neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;30 Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
2.Foi escravo no Egito, sendoo moço de Moises em todos os momentos, acompanhando e ajudando-o em suas atividades com o povo de Israel. De escravo se torna um homem livre pelo Êxodo rumo a Canaã, a terra Prometida que mana leite e mel.
3.Era um homem cheio de sabedoria. Deuteronômio 34.9, E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés.
4. Josué surgiu de repente no confronto que Israel enfrentou no deserto de Refidim. Êxodo 17.8-9, 8 então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim. 9 Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
5.Josué tinha o duplo aval de sucessão: de Moisés e Deus. Deuteronômio 31.7,14,23, 7 E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la; Josué 1.1-2 E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
5.Seu governo sobre Israel durou uns 25 anos. Morreu aos 110 anos e foi sepultado em TimnateSera que está no monte de Efraim (Js24.29.30).
II- Os passos para se apropriar das Bênçãos
Primeiro Passo: Esforça-se e tem bom ânimo para tomar posse
1.1 - Deveria se esforçar e ter bom ânimo para tomar posse das bênçãos,
Josué 1. 6, esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria
O tamanho da sua vitória dependeria de seus passos, Josué 1. 3, Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vô-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. 4 desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo
Para fazer a obra de DEUS é preciso esforçar-se e ter bom ânimo.
Exemplo: Neil Armstrong em 20 de julho de 1969: Um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco para a Humanidade.
Por seis vezes Josué ouviu este conselho e exortação de DEUS: “Esforça-te e tem bom ânimo. Sê forte e corajoso”: Deuteronômio 31:7, 2. Deuteronômio 31:23, 3. Josué 1:6,4.Josué 1:7, 5.Josué 1:9, 6. Josué 1:18.
A Igreja tem que se esforçar, fazendo mais do que o trivial ao Senhor:
O Senhor Jesus declarou em Lucas 13.24“Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão”
Em atos 9.22 diz que "Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo."
O autor aos Hebreus em 11.34 declara que os heróis da Fé "Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos."
1.2 - Deveria se esforçar e ter bom ânimo para guardar A TORA,
Josué 1. 7, tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu Servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
A Igreja deve ter uma relação intima com as Escrituras.
Erramos por não conhecer as Escrituras, Mateus 22.19 “29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. ”
Elas testificam de Cristo, João 5.39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”
Elas nos tornam sábios para salvação, II Timóteo 3.15 “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. ”
Segundo Passo: Reconhecimento de Deus. Passagem do Jordão
Os sacerdotes tinham que pisar na margem do Jordão
Josué teria que pisar o território inimigo, tomando posse metro a metro e assim o fez;
Até então, Josué vivia e agia à sombra de Moisés, mas neste primeiro passo, o Senhor iria engrandecê-lo diante de Israel para sempre.
Josué 3.7, E o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.
Josuétinha que dá este primeiro em Fé por meio dos sacerdotes. Verdadeiro divisor de águas em sua Vida.
Josué 3. 8, 13 tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam a arca da aliança, dizendo: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, parareis aí. 13 porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.
Por este passo, os povos temidos, daquém e dalém do Jordão, agora ficam aterrorizado,
Josué 5. 1, E SUCEDEU que, ouvindo todos os reis dos amorreus, que habitavam deste lado do Jordão, ao ocidente, e todos os reis dos cananeus, que estavam ao pé do mar, que o SENHOR tinha secado as águas do Jordão, de diante dos filhos de Israel, até que passassem, desfaleceu-se lhes o coração, e não houve mais ânimo neles, por causa dos filhos de Israel.
A Igreja deve pôr os pés na Seara, Romanos 10.15 “E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas."
Terceiropasso: Consagração ao Senhor. Circuncisão.
Josué 5. 2 “Naquele tempo disse o SENHOR a Josué: Faze facas de pedra, e torna a circuncidar segunda vez aos filhos de Israel.”
Todos os homens deveriam ser circuncidados: uma identificação com Deus e seu povo Israel.
Em Romanos 2.28,29 "Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne." "Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus."
Rom 4.11 "E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que creem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;"
Romanos 5.6 "Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor."
QuartoPasso: A Fé em ação. Conquista de Jericó no poder de Deus
Josué 6.1,2” ORA Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. 2 então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos. ”
Josué 6. 3-5, Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.4 E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas. E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente”
Não se pode conquistar nada sem pôr os pés no território. Por isso, a planta de nossos pés ou pés significa a posse das bênçãos do Senhor:
Salmos 8.6“Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:”
Salmo 40.2“Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. ”
Salmos 47.3 “Ele nos subjugará os povos e as nações debaixo dos nossos pés. ”
Salmo 115.13 “Em Deus faremos proezas, pois ele calcará aos pés os nossos inimigos. ”
No Novo Testamento encontramos o Senhor Jesus dando autoridade a sua Igreja:
Lucas 10. 19-20, 19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum. 20 contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
Não teria inimigo a sua altura, 5a Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida;
Como foi com Moises seria com ele, 5b como foi com Moisés, assim serei contigo;
O Senhor estaria com ele sempre, 5c não te deixarei nem te desampararei
A igreja tem uma grande promessa em Hebreus 12.12,13: 12, portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, 13 E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.
A queda de Jericó e salvação de Raabe foi pela Fé, Hebreus 11.30-31, 30 Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias. 31 Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.
CONSIDERAÇÔES FINAIS
Josué prosperou em tudo. Conquistou Canaã, distribui terras, mas não levou o povo ao descanso eterno.
No fim de vida deixou o legado que já conhecemos:Josué 24.14-15, “14 Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. 15, porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”
Como Josué o Senhor Jesus veio ao mundo, trazendo a salvação, o descanso eternode Deus.Hebreus 4.3 “Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. ”
Por ele, seu Pai eterno com sorte de bênçãos nas regiões celestiais.Efésios 1. 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.
Nossa posse das bênçãos depende de muito combate.Efésios 6.12 “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Nossa vitória, a exemplo de Israel, depende de CRISTO, mas não se prende à luta física, mas espiritual.Só CRISTO nos faz triunfar,”Apocalipse 12.11 diz “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. ”
Élson Mariano
Bacharel em Teologia- ITSUAEC - SP
Licenciado em Letras- UFAC-AC
Pós-graduado em Tecnologias em Educação-PUC-RJ
Servo de Cristo, a serviço do Rei


Professor Élson Mariano

Inglês com musica








Professor Élson Mariano

Como falar em Inglês







Professor Élson Mariano

Dicas de conversação 2





Professor Élson Mariano

Dicas de conversações








Professor Élson Mariano

Algumas Dicas






Professor Élson Mariano

terça-feira, 21 de junho de 2016

Novidades

A partir de hoje, estaremos postando materiais e vídeos de Inglês e assuntos diversos.



Professor Élson Mariano