Total de visualizações de página

Tradutor - Leia o blog em qualquer Lingua

Visitantes On Line

Tradutor Universal

PERFIL

Minha foto
BACHAREL EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS-ITESUAC-SP, LICENCIADO EM LETRAS, PÓS-GRADUADO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO (IVE-MT) E EM TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO-PUC-RJ,TEÓLOGO E EDUCADOR, QUE SERVE A DEUS E AO SEU PRÓXIMO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DE FE EM DEUS,IGUALDADE, FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE.

CURSO DE INGLÊS PRINCIPIANTE

CURSO DE INGLÊS PRINCIPIANTE
Uma oportunidade de aprender Inglês facilmente

BIBLIA

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Tema: Tomando posse das bênçãos





Texto: Josué 1.6-8: 6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 tão-somente -somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu Servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.
Introdução: Atualmente o mundo evangélico se divide em duas grandes correntes acercadas bênçãos de Deus para os crentes. Uns creem no Deus todo poderoso, Deus do impossível, que tudo pode e que seus servos não podem ter necessidade, chegando ao ponto de exigir de Deus tudo, quase mandando em seu Deus; outros que creem no Deus todo poderoso, Deus do impossível, das Promessas, mas sabe que suas bênçãos são condicionadas a Sua Eterna Vontade e seus propósitos, sendo servos submissos, sabendo viver de acordo às situações permitidas pelo Senhor, Filipenses4. 11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;13 tudo posso naquele que me fortalece. Neste trecho de Josué, O senhor dá orientações grandiosas sobre este assunto. Dividimos nossa mensagem em três partes: 1.Conhecendo um pouco de Josué; Os passos para se apropriar das bênçãos de Deus e 3. Algumas considerações finais.
I. Conhecendo um pouco de Josué
1.Seu nome era Oséias que significa “salvação” (Nm 13.16; Dt 32.44). Foi mudado paraJosué que significa “a salvação de DEUS”.Números 14.29, neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;30 Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
2.Foi escravo no Egito, sendoo moço de Moises em todos os momentos, acompanhando e ajudando-o em suas atividades com o povo de Israel. De escravo se torna um homem livre pelo Êxodo rumo a Canaã, a terra Prometida que mana leite e mel.
3.Era um homem cheio de sabedoria. Deuteronômio 34.9, E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés.
4. Josué surgiu de repente no confronto que Israel enfrentou no deserto de Refidim. Êxodo 17.8-9, 8 então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim. 9 Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
5.Josué tinha o duplo aval de sucessão: de Moisés e Deus. Deuteronômio 31.7,14,23, 7 E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la; Josué 1.1-2 E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
5.Seu governo sobre Israel durou uns 25 anos. Morreu aos 110 anos e foi sepultado em TimnateSera que está no monte de Efraim (Js24.29.30).
II- Os passos para se apropriar das Bênçãos
Primeiro Passo: Esforça-se e tem bom ânimo para tomar posse
1.1 - Deveria se esforçar e ter bom ânimo para tomar posse das bênçãos,
Josué 1. 6, esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria
O tamanho da sua vitória dependeria de seus passos, Josué 1. 3, Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vô-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. 4 desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo
Para fazer a obra de DEUS é preciso esforçar-se e ter bom ânimo.
Exemplo: Neil Armstrong em 20 de julho de 1969: Um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco para a Humanidade.
Por seis vezes Josué ouviu este conselho e exortação de DEUS: “Esforça-te e tem bom ânimo. Sê forte e corajoso”: Deuteronômio 31:7, 2. Deuteronômio 31:23, 3. Josué 1:6,4.Josué 1:7, 5.Josué 1:9, 6. Josué 1:18.
A Igreja tem que se esforçar, fazendo mais do que o trivial ao Senhor:
O Senhor Jesus declarou em Lucas 13.24“Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão”
Em atos 9.22 diz que "Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo."
O autor aos Hebreus em 11.34 declara que os heróis da Fé "Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos."
1.2 - Deveria se esforçar e ter bom ânimo para guardar A TORA,
Josué 1. 7, tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu Servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
A Igreja deve ter uma relação intima com as Escrituras.
Erramos por não conhecer as Escrituras, Mateus 22.19 “29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. ”
Elas testificam de Cristo, João 5.39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”
Elas nos tornam sábios para salvação, II Timóteo 3.15 “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. ”
Segundo Passo: Reconhecimento de Deus. Passagem do Jordão
Os sacerdotes tinham que pisar na margem do Jordão
Josué teria que pisar o território inimigo, tomando posse metro a metro e assim o fez;
Até então, Josué vivia e agia à sombra de Moisés, mas neste primeiro passo, o Senhor iria engrandecê-lo diante de Israel para sempre.
Josué 3.7, E o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.
Josuétinha que dá este primeiro em Fé por meio dos sacerdotes. Verdadeiro divisor de águas em sua Vida.
Josué 3. 8, 13 tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam a arca da aliança, dizendo: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, parareis aí. 13 porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.
Por este passo, os povos temidos, daquém e dalém do Jordão, agora ficam aterrorizado,
Josué 5. 1, E SUCEDEU que, ouvindo todos os reis dos amorreus, que habitavam deste lado do Jordão, ao ocidente, e todos os reis dos cananeus, que estavam ao pé do mar, que o SENHOR tinha secado as águas do Jordão, de diante dos filhos de Israel, até que passassem, desfaleceu-se lhes o coração, e não houve mais ânimo neles, por causa dos filhos de Israel.
A Igreja deve pôr os pés na Seara, Romanos 10.15 “E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas."
Terceiropasso: Consagração ao Senhor. Circuncisão.
Josué 5. 2 “Naquele tempo disse o SENHOR a Josué: Faze facas de pedra, e torna a circuncidar segunda vez aos filhos de Israel.”
Todos os homens deveriam ser circuncidados: uma identificação com Deus e seu povo Israel.
Em Romanos 2.28,29 "Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne." "Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus."
Rom 4.11 "E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que creem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;"
Romanos 5.6 "Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor."
QuartoPasso: A Fé em ação. Conquista de Jericó no poder de Deus
Josué 6.1,2” ORA Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. 2 então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos. ”
Josué 6. 3-5, Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.4 E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas. E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente”
Não se pode conquistar nada sem pôr os pés no território. Por isso, a planta de nossos pés ou pés significa a posse das bênçãos do Senhor:
Salmos 8.6“Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:”
Salmo 40.2“Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. ”
Salmos 47.3 “Ele nos subjugará os povos e as nações debaixo dos nossos pés. ”
Salmo 115.13 “Em Deus faremos proezas, pois ele calcará aos pés os nossos inimigos. ”
No Novo Testamento encontramos o Senhor Jesus dando autoridade a sua Igreja:
Lucas 10. 19-20, 19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum. 20 contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
Não teria inimigo a sua altura, 5a Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida;
Como foi com Moises seria com ele, 5b como foi com Moisés, assim serei contigo;
O Senhor estaria com ele sempre, 5c não te deixarei nem te desampararei
A igreja tem uma grande promessa em Hebreus 12.12,13: 12, portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, 13 E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.
A queda de Jericó e salvação de Raabe foi pela Fé, Hebreus 11.30-31, 30 Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias. 31 Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.
CONSIDERAÇÔES FINAIS
Josué prosperou em tudo. Conquistou Canaã, distribui terras, mas não levou o povo ao descanso eterno.
No fim de vida deixou o legado que já conhecemos:Josué 24.14-15, “14 Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. 15, porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”
Como Josué o Senhor Jesus veio ao mundo, trazendo a salvação, o descanso eternode Deus.Hebreus 4.3 “Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. ”
Por ele, seu Pai eterno com sorte de bênçãos nas regiões celestiais.Efésios 1. 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.
Nossa posse das bênçãos depende de muito combate.Efésios 6.12 “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Nossa vitória, a exemplo de Israel, depende de CRISTO, mas não se prende à luta física, mas espiritual.Só CRISTO nos faz triunfar,”Apocalipse 12.11 diz “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. ”
Élson Mariano
Bacharel em Teologia- ITSUAEC - SP
Licenciado em Letras- UFAC-AC
Pós-graduado em Tecnologias em Educação-PUC-RJ
Servo de Cristo, a serviço do Rei


Professor Élson Mariano

Nenhum comentário: