Total de visualizações de página

Tradutor - Leia o blog em qualquer Lingua

Visitantes On Line

Tradutor Universal

PERFIL

Minha foto
BACHAREL EM TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS-ITESUAC-SP, LICENCIADO EM LETRAS, PÓS-GRADUADO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO (IVE-MT) E EM TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO-PUC-RJ,TEÓLOGO E EDUCADOR, QUE SERVE A DEUS E AO SEU PRÓXIMO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DE FE EM DEUS,IGUALDADE, FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE.

CURSO DE INGLÊS PRINCIPIANTE

CURSO DE INGLÊS PRINCIPIANTE
Uma oportunidade de aprender Inglês facilmente

BIBLIA

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Tema Aprendendo a servir a Deus com as aves




Texto: Salmos 84. 1 quão amável são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos! 2 A minha alma suspira! Sim, desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. 3 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, ó Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu. 4 bem-aventurados -aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.
Introdução: Ao ler a Bíblia, aprendemos que Deus criou as Aves com uma beleza que encanta a todos para voar nos Céus. A criação de Deus nos maravilha e nos encanta, mas acima de tudo nos ensina a servi-lo.
Em Genesis 1. 20, lemos: Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
Em Salmos 50.11, o Senhor declara que “Conheço todas as aves dos montes, e são meus todos os animais que pululam no campo”.
Já em Deuteronômio, O senhor proíbe os maus tratos às aves: 22.6 Se de caminho encontrares algum ninho de ave, nalguma árvore ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe sobre os passarinhos ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes; 7 deixarás ir, livremente, a mãe e os filhotes tomarás para ti, para que te vá bem, e prolongues os teus dias.
Neles, vemos a sabedoria do eterno, que é Uno e Múltiplo como o vitral da Catedral em todas as cores e cantos.
Eles vivem numa variedade de habitats, do semi-tropical ao árido, que podem ser encontrados em Israel, que passam pela região na primavera e no outono, numa importante rota migratória da África para a Europa e a Ásia Ocidental, retratados na Bíblia Sagrada.
Por eles, aprendemos como Deus nos ama ao nos dá um lar maravilhoso, nos protege do inimigo, nos alimenta cotidianamente e nos guarda do mal.
I. O ninho dos pássaros, seu lugar seguro e familiar
Os Passarinhos não fazem ninhos para abrigo -- seu comportamento natural é viver em arbustos e árvores. A única razão para passarinhos construírem um ninho é o instinto de ter filhotes. Eles acasalam e põem ovos na primavera e no outono. Alguns passarinhos se reproduzem durante ambas as estações. Os passarinhos selvagens buscam gramíneos e materiais pequenos e leves materiais para a construção de ninhos, como penas, material vegetal e cascas, construindo lindas casas a dá inveja.
Mas o que aprendemos com o Ninho dos Pássaros?
Em Salmos 84.1-4, 1 Quão amável são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos! 2 A minha alma suspira! Sim, desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. 3 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, ó Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu. 4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.
Encontramos algumas lições preciosas:
Todos os pássaros anseiam por um Ninho: um lugar seguro e agradável, onde possam criar seus filhotes. Escolhem o melhor lugar para se viver.
Quem não tem um lar é um pássaro solitário, Provérbios 27.8, Qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lar.
O Salmista declara, que se o pardal e a andorinha encontram um ninho/lar para si nos altares do Senhor, não seria diferente com ele.
A casa Deus é o melhor lugar para se fazer um Ninho seguro e de alegria.
A Casa de Deus é o melhor lugar para se viver, Salmos 84.10, Porque vale mais um dia nos teus átrios do que em outra parte mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da perversidade. Salmo 126.1, Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.
II. O Passarinheiro, seu inimigo cruel, 91.1-3
Os pássaros, criados por Deus para serem livres, encontram um adversário no mundo, um inimigo iminente, o PASSARINHEIRO, que a qualquer instante com sua astucia prepara o LAÇO para cercear sua liberdade ou com suas flechas querem atingi-los mortalmente. Salmos 91. 3, porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa.
Satanás é o Passarinheiro do Crente, Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.
Mas o QUE É O LAÇO DO PASSARINHEIRO?
Laço do passarinheiro é um aparelho mecânico, freqüentemente dotado de chamariz para pegar pássaros ou animais. Significa literalmente armadilhas para aves.
O laço em hebraico significa ‘espancador’, traduza por cilada, laços, cadeias ou outras palavras hebraicas geralmente traduzidas como armadilha.
Salmos 124. 6-7, Bendito seja o Senhor, que não nos entregou, como presa, aos dentes deles. 7 escapamos, como um pássaro, do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos
Existem duas espécies de armadilhas usadas pelos passarinheiros:
Amós 3.5, está escrito: “Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? Levantar-se-á o laço da terra, sem que tenha apanhado alguma coisa? ”
A PRIMEIRA pressiona o pássaro contra o chão, que se identifica o impedimento de ir e vir das pessoas, nesta somos pressionados e até amassados.
A SEGUNDA é um laço que pega a ave pelo pescoço e a levanta, significa, relacionadas as armadilhas da vida moderna, causando até a morte.
Aprendemos que toda armadilha é para colocar-nos sob pressão, é um peso que ocasiona preocupação, tirando a paz e a tranqüilidade, colocando o homem num buraco sem saída, nos deixando sufocados, presos e muitas vezes levando a morte física e espiritual.
O LAÇO tem suas características. Por que caímos nas ciladas?
É disfarçado: coloca-se comida apropriada ao tipo de pássaro que desejam pegar. As vitimas logo aparecem e comem da isca.
Causa Distração: os caçadores aguardam até que os pássaros se distraem e puxam a linha. Decerto alguns pássaros voam. Mas alguns não conseguem e ficam presos. Ou seja, perdem sua liberdade de voar livre pelos campos a partir desse momento.
Causa Prisão: Os pássaros aprisionados terão comida na hora certa. Água sempre que tiverem sede. Mas não terão nunca, jamais, a liberdade que antes tinham e a usavam, não com muita sabedoria. Caso contrário, não seriam pegos na armadilha.
O que podemos aprender, então?
Mais valemos do que os pássaros e por isso o Senhor nos ajuda.
O Senhor quer nos livrar das armadilhas dos homens como livra os pássaros. Pois, diferente da armadilha para pegar passarinhos, os homens preparam armadilhas terríveis para outros homens, seus semelhantes.
Isaias 31.5 Como pairam as aves, assim o SENHOR dos Exércitos amparará a Jerusalém; protegê-la-á e salvá-la-á, poupá-la-á e livrá-la-á.
Salmos 11.1, No SENHOR me refugio. Como dizeis, pois, à minha alma: Foge, como pássaro, para o teu monte?
Eles violam a Palavra de Deus com intuito de ganhar dinheiro. Com isso, infelizmente, conseguem pegar sempre os incautos, os ingênuos, os que acreditam com facilidade em tudo o que lêem ou ouvem.
Provérbios 6.5, livra-te, como a gazela, da mão do caçador e, como a ave, da mão do passarinheiro.
Como funciona o laço do passarinheiro?
Os caçadores de pássaros destinados a gaiolas têm interesse em pegá-los vivos. Então, usam um artifício de certa maneira simples. Funciona assim: Estendem uma linha invisível aos olhos dos pássaros, numa área da qual os caçadores possam vê-los.
Provérbios 1. 17, Pois debalde se estende a rede à vista de qualquer ave.
Os tipos de laços modernos
1. O Pecado, Provérbios 7. 22 Ele a segue logo, como boi que vai ao matadouro, e como o louco ao castigo das prisões; 23 até que uma flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço, sem saber que está armado contra a sua vida.
2. O mundanismo, I João 2. 5, Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. 17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.
3. A incredulidade, Hebreus 3. 12, Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; 13 antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
4.O materialismo. De que maneira Satanás usa a isca do materialismo?
Satanás também usa a isca do materialismo para nos apanhar. O sistema comercial deste mundo muitas vezes promove esquemas de enriquecimento rápido, que podem até mesmo enganar servos de Deus. Às vezes, alguns são incentivados: “Trabalhe bastante, faça seu pé-de-meia, depois relaxe e aproveite a vida.
A salvo no “lugar secreto do Altíssimo”.
Vivemos em tempos perigosos. Satanás sem dúvida nenhuma teria destruído a todos nós se não tivéssemos a proteção amorosa do Senhor. Portanto, para evitarmos ser apanhados pelo “passarinheiro”, precisamos permanecer no lugar simbólico de proteção, isto é, “morar no lugar secreto do Altíssimo”, procurando “pouso sob a própria sombra do Todo-poderoso”, Salmos 91.3
III. Sua provisão depende somente do seu Criador
Como o Senhor prover a alimentação dos pássaros, assim prover a nossos, pois valemos mais que eles, Mateus 6. 25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26. Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
O que aprendemos? Não viver ansioso por coisa alguma, mas sim buscar em primeiro lugar o Reino de Deus.
IV. A renovação de suas forças como a Águia
A Águia é o símbolo da Renovação em Deus e em seu poder.
Em Isaias 40. 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. 29 Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. 30. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, 31, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.
Seu processo de Renovação pode ser descrito em ANTES, DURANTE e DEPOIS
ANTES: a Águia é a ave que simboliza a nobreza, a renovação das forças, uma vida altaneira no Senhor. Embora sendo uma ave que sobrepuja a muitas outras, também envelhece, sendo fragilizada ao longo do tempo. Mas sua atitude e determinação a faz uma ave de superação e extraordinariamente admirada. Aos 40 anos de idade, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas das quais se alimenta. O bico, alongado e pontiagudo se curva, suas asas tornam-se pesadas em função da grossura de suas penas, estão envelhecidas pelo tempo.
DURANTE: Hoje, para a experiente águia, voar já é bem difícil! Nessa situação a águia só tem duas alternativas: Deixar-se morrer… ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá se recolher em um ninho que esteja próximo a um paredão. Um local Seguro de outros predadores e de onde, para retornar, ela necessite dar um voo firme e pleno. Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o seu bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Pacientemente, espera o nascer de um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas.
DEPOIS: Após cinco meses, “Esta Renascida”, sai para o famoso vôo de renovação, certa da vitória e de estar preparada para viver, então, por mais 30 anos.
V. Considerações Finais
Quando, lemos a Palavra sobre as aves e percebemos sua importância no Reino animal e suas relações com o Criador e sua criação, olhamos de outra forma para elas, aprendemos n lições a seu respeito e buscar servir ao Senhor melhor.
Muitas vezes, em nossas vidas, temos que parar e refletir por algum tempo, e dar início a um processo de renovação.
Devemos nos desprender dos pré-conceitos, dos maus costumes, de tudo aquilo que não é mais útil ou importante, para continuarmos a voar. Um voo de vitória.
Somente quando livres das barreiras e pesos do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.
Destrua o bico do ressentimento, arranque as unhas do medo, retire as velhas penas de suas asas, permitindo o fluir de novos pensamentos.
Alce um lindo voo para uma nova vida de sonhos e realizações.
Tenha sempre uma meta: “Voe alto e servir a Deus”
Élson Mariano
Bacharel em Teologia e Ciências Humanas-ITSUAC
Licenciado em Letras-UFAC
Pós-graduado em Tecnologias em educação

Professor Élson Mariano

Nenhum comentário: